http://www.recomenda.com.br/recomenda.asp?modo=0" target="_blank">Recomende esse blog!

domingo, 1 de maio de 2011

The hills are alive!


6. As montanhas estão vivas!

O leitor de hoje não tem idéia, mas esta é uma canção do filme a Noviça Rebelde, sucesso do início dos anos 60 e um clássico dos musicais.
Mitch descreve a época:
''Em Forest Hills em meados de 1960 as bandas de rock começaram a se formar numa progressão excepcional. Era como se você ganhasse um prêmio só por ter iniciado uma – o que, de certa maneira, você fazia. Muitos meninos do bairro tinham estado em uma, e alguns obtiveram sucesso substancial: Tom & Jerry; a.k.a. Simon & Garfunkel; Spirit; e os Vagrants, para citar poucos.
Hordas de bandas locais estavam se esforçando para estourar, fazendo de tudo para serem notadas. Todas estavam tentando se sobressair na competição, mesmo que fosse pelo estilo, ou musicalidade, ou que quer que eles podessem inventar. Talvez encontrando um cantor que atirasse um tamborim a uma altura imensa e o pegasse nas costas, ou um baterista que rodasse as baquetas enquanto esmagava as peles, ou um guitarrista com cabelo muitíssimo comprido que pudesse desfilar ameaçador no palco, como um leão na jaula.
Os garotos de Forest Hills levavam o termo “batalha de bandas” literalmente, e sabotavam a competição era não apenas uma opção – era costumeiro. Tradicionalmente, peles de bumbo eram encontradas rasgadas e amplificadores eram repentinamente desligados durante uma apresentação de uma banda no ginásio da escola.
Uma banda chamada Tangerine Puppets ( marionetes tangerina) tinha se estabelecido como a mais popular das bandas locais.''
E como bons adolescentes:
''Achamos que os caras do Tangerine Puppets eram os mais legais do mundo. Eles tinham corte de cabelo Beatle e usavam roupas modernas. Tinham movimentos legais quando tocavam. E tinham namoradas!''
Agora - que toquem as trombetas, entram em cena dois dos futuros Ramones:
Um dos guitarristas dos Puppets  que veio era um garoto chamado Tommy Erdelyi. Outro era John Cummings, que tocava baixo no grupo.
- Olha só aquele cara – Mike Goodrich me avisou sobre John – ele às vezes está de mau humor.
''- Eu encontrei John Cummings na lanchonete da escola  Forest Hills High School - Tommy Erdelyi lembra – Bob Roland, que se tornou o cantor do Tangerine Puppets me levou para a mesa do John e me apresentou a ele. Ele tinha personalidade, era engraçado e tinha uma porção de gente perto dele.
- Ás vezes eu me sentava na mesa do John – Tommy continuou – e eu punha os braços no encosto dele. John fazia musculação e eu pesava 65 kilos mais ou menos. Ele jogava minha mão na mesa. John Cummings gostava de dominar, verbal ou fisicamente. Ele tinha necessidade de estar no comando e se sentir superior. Ele parecia não se sentir inteiro enquanto não fizesse isso.''
Mitch diz que sempre que iam aos ensaios, procuravam ficar bem longe do caminho do John, ''especialmente depois de vê-lo dar uma de gorila pra cima de Bob Roland em um dos seus shows.''
Interessante o depoimento de Tommy:
''- John tentou chutar nosso cantor Bob Roland na cabeça quando tocávamos numa daquelas batalhas de bandas em Forest Hills em 1966 – Tommy Ederlyi lembra.
- O amplificador do John começou a fazer barulho – disse o guitarrista Richard Adler – estava cortando aqui e ali, então John começou a chutar a lateral do amplificador. Bob Roland veio e começou a chutar também, exceto porque ele chutou pela frente e enfiou o pé atravessando o alto falante. 
- John ficou tão louco – Richard  recorda – que ele colocou o baixo no chão bem no meio da música e conforme o resto da banda ia tocando, começou a socar e chutar nosso cantor no meio do palco em frente ao público. John estava batendo nele enquanto nós largavamos os instrumentos para pará-lo.''
John, Tommy, George e os outros caras eram seis anos mais velhos que nós, mais ou menos. Mas eles eram “Nós” poucos anos antes, então eles nos deixavam andar por ali e observar. Eles sabiam que nunca era cedo para aprender ou conseguir experiência de palco.''
Uma amizade começou entre eles e Tommy, o futuro criador dos revolucionários quatro acordes que mudaram o mundo:
''Tommy levou sua guitarra para me mostrar a comparação e então começou a tocar “The house of the rising sun”.''
(...)
-Este é meu irmão, Jeff – informei Tommy fazendo a apresentação entre os dois futuros colegas de banda.
- Você também toca? – Tommy perguntou a Jeff.
- Nããã. – Jeff respondeu, sem mencionar sua experiência com o acordeão.''
A partir daí, o destino mexeu os pauzinhos para unir os que seriam no futuro os Ramones.
''Jeff começou a guardar não só dinheiro, mas selos de troca King Korn. King Korn era uma rede de supermercados que usava os selos como estratégia de marketing. Jeff colava os selos em livrinhos, que eram trocados por prêmios. Havia os “centro de redenção” em muitos bairros, onde as pessoas queriam trocar os selinhos por itens de sua escolha. Jeff estava de olho numa bateria Maestro desmontável com ricos vermelhos.
Mamãe tinha dito que ela e Hank não queriam barulho de bateria na casa. Mas com todo o barulho vindo do porão agora – comigo e Michael cantando e tocando nossos  violões, e Jeff batendo o ritmo na mesa com o que quer que fizesse de baquetas -  ela percebeu que perdeu a batalha. David e Reba tinham ido embora, e tristemente também Hank e nossa avó Nanu, que recentemente tinha falecido. Então mamãe deu a Jeff o polegar pra cima para apenas uma bateria.'
Nós fomos ao centro de troca e conseguimos a bateria Maestro.   Mas quando nós chegamos com ela em casa, percebemos que uma bateria desmontável precisava de um suporte. Jeff colocava  o tambor em seu colo e batia conosco até conseguirmos o suporte. Ele realmente não estava certo do que estava fazendo, e nem eu, mas estávamos nos divertindo.''
Mas, o futuro Joey tinha muita versatilidade:
''Depois de um tempo, só batendo no tambor o dia todo não era desafiador o suficiente para Jeff. Eu já tinha uma banda em andamento, e ele queria entrar numa também. Poucas semanas antes nós sermos despachados para o acampamento, mamãe deu a Jeff o OK para comprar uma bateria inteira, com chimbau, suporte, banco e tudo. Custou mais ou menos US$350 naquela época, que era caro. Ela deu a Jeff US$100 para o conjunto, a mesma soma que minha guitarra tinha custado, e ele usou o dinheiro do seu Bar Mitzva para completar. Amém.
Nós empilhamos dentro da van, e mamãe nos levou a Manny´s Music na Gorty-eight Street em Manhattan para Jeff comprar seu conjunto de bateria Gretsch branco-pérola. A casa estava mais barulhenta que nunca,e algumas noites mamãe até desligava a energia. Os garotos da quadra começaram a vir ao porão para nos ouvir tocar.
Às vezes eles nos diziam o quanto éramos bons e outras, ruins. Mas eles vinham, nossa casa estava se tornando o centro da cena do quarteirão. Era demais!
Uma coisa que não estava boa era o boletim da nona série do Jeff. Mas mamãe e nosso pai verdadeiro – o único pai agora – estavam certamente felizes em ver Jeff se graduar no Stephen A. Halsey Junior High.''
(...)

Mitch conta sobre sua experiência com a primeira banda:

''Quando voltamos do acampamento de verão, decidimos levar a sério começar uma banda.
Michael Goodrich conheceu um garoto chamado Andy Ritter, que fez uma audição com a bateria do  meu irmão. Andy tinha tocado por um ano ou mais e era muito bom para um garoto de doze anos. Agora tínhamos uma banda de verdade – quase. Nós não tinhamos baixista, mas fomos em frente e chamamos a banda de Overdose of Sound (overdose de som).
Andy trouxe sua bateria, e agora nós tínhamos duas baterias no porão, além de amplificadores e microfones. No fim até juntamos um sistema PA pequeno para os vocais.
Em poucos meses, Jeff estava procurando também formar uma banda. Ele estava no primeiro período na Forest Hills High School na décima série e tinha conhecido um colega de classe chamado Demetrius que tocava guitarra muito bem e cantava também. Demetrius era um patinho feio. Ele tinha uma linda Fender Stratocaster. Ele beijava sua guitarra e a cobria com um cobertor antes de fechar o estojo. Ele e Jeff conseguiram uma boa amizade e comecaram a formar o que seria a primeira banda para os dois: os Intruders. Mamãe desenhou um logotipo para eles e o marcou na pele da bateria de Jeff.
Eles estavam tendo dificuldades em preencher o resto do grupo, já que Demetrious era temperamental e Jeff estava ainda tentando tocar mais rápido as batidas mais difíceis. Jeff ainda náo conseguia tocar  Wipeout” muito bem, mas pretendia te uma banda, e com certeza estava mostrando que apesar de sua extrema timidez, ele tinha vontade, os meios, a coragem e o que quer que precisasse para fazer isso.''
Para custear as despesas da casa, a mãe deles passou a alugar os quartos para aeromocas - ''era o outono de 1967. O aquecimento tinha quebrado, o preco do óleo do aquecimento tinha subido, os ventos da tempestade chegaram, e a TV queimou. O inverno chegou no nosso caminho, mas náo havia dinheiro vindo para ajudar a nos preparar para ele.''
(...)
''Jeff e eu estávamos agora com quinze e doze anos - e amadurecendo, se você me entende. Pensamos:
 - Aeromocas, grande idéia mãe!'
Uma aeromoca da Pan Am respondeu ao anúncio e Jeff e eu ansiosamente esperamos sua chegada. Tarde da noite nós dividíamos nossas fantasias.
-Eu ouvi que estas aeromocas são doidonas! – Jeff me disse na noite antes da chegada da primeira.
- Vai ser demais, cara! – eu continuei – como naquele filme do Tony Curtis Boeing boeing. Mas – pensei – você acha que elas fariam alguma coisa com a gente? Eu digo, eu e voce não somos exatamente Tony Curtis.
- Não –ele concordou – mas pelo menos somos ... mais novos!''
(...)
- Somos o mundo moderno, somos o futuro! – diziamos a nós mesmos. E então assistíamos a alguma comédia que fazia apologia a família no Halmark Hall fo Fame  e ficávamos bem tristes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário