http://www.recomenda.com.br/recomenda.asp?modo=0" target="_blank">Recomende esse blog!

domingo, 1 de maio de 2011

Five! Desilusões.


5. Tudo desabou
Durante este período de transição da moda e da música, as pernas excepcionalmente longas do Jeff realmente foram uma mão na roda para Mitch. ''Nós brincávamos de lutar no gramado, com garotos sentados no topo dos ombros dos parceiros, batalhando para empurrar ou atacar e derrubar os outros. Quando eu estava nos ombros do Jeff, tinha uma enorme vantagem, nossos oponentes tinham que tentar subir mais para tentar puxar nossos braços.
Um dia meu amigo Kenny Slevin deu uma rasteira no Jeff enquanto comemorávamos nossa vitória. Eu estava com os punhos erguidos em triunfo quando desabamos – para alegria de todos. Eu rachei a cabeça num cano de óleo, e de novo, Jeff me pegou e levou para casa. Imediatamente, mamãe me levou para o hospital, onde eu fui costurado com quinze pontos no meio da cabeça. O bom é que pelo menos por um mês eu tive um passe livre para corte de cabelo. Todos queríamos que nossos cabelos crescessem além das orelhas e usar franjinhas como nossos heróis, mas nnguém tinha permissão – ainda. Eu fui o primeiro garoto na escola a ter um corte de cabelo Beatle.''
''As garotas da escola do Jeff não eram tão legais com ele, nem os garotos.'
Um varapau, Jeff vinha de Halsey regularmente com histórias como ser zoado, empurrado, atacado, e ridicularizado nos corredores e escadarias da escola. Ele estava se tornando mais introvertido socialmente. Ele não saia depois da escola com colegas, não tinha muitos amigos.'
Jeff tinha que frequentar aulas de educação física pela primeira vez. Imagine este garoto magricelo tentando empurrar aquele corpo comprido sobre uma corda a três metros de altura, com o professor forçando e os colegas fazendo chacota. A classe inteira vinha ver como ele segurava nas barras de exercício, experando para explodir em gargalhadas. As notas de Jeff paralelamente com sua auto estima eram baixas.'
Mamãe e Hank deram a ele atenção especial e ajudaram nas suas lições. Hank era encorajador. Ele se formou no Brooklin College (faculdade) e queriam que nós nos graduássemos. Jeff teve ajuda, mas continuou mais frustrado.''
Jeff teve seu bar mitzva no seu aniversário de treze anos

''Nós não estávamos numa escola muito religiosa e sempre comemorávamos o Hanukkah e no natal, até com a árvore e a menorah. Pensávamos no natal como uma festa americana e no Hanukkah  como um feriado judeu. Havia um pensamento sincero dado o judaísmo e a tradição, mas Jeff queria o  bar mitzva principalmente por causa do mesmo que todo garoto da vizinhança: o gelt (presente em dinheiro).''
Normalmente, os garotos de Forest Hills tinham encontros em hotéis bacanas ou cantinhos e faziam como bandidos. Mamãe e Hank deram a Jeff um lugarzinho simples na casa, mas ele ainda saía-se muito bem com o que ganhou.

Em agosto daquele ano, os Beatles - grandes ídolos do mundo e não poderia ser diferente, do ainda não Joey Ramone, Jeff, estariam aparecendo bem no nosso bairro! ''Eles fariam dois shows no Forest Hills Tennis Stadium, só à quadras da nossa casa! Mamãe e Hank nos avisaram que éramos muito pequenos para este tipo de coisa e insistiram que ficássemos longe do pandemônio. Eu tinha dez anos e sabia que não podia fazer nada. Jeff estava furioso. Ele tinha treze. Nós pegamos no pé do nosso pai para ele nos levar ver “A hard day’s night” (filme).
Papai nos levou para o campo no final de semana que o filme estreeou, e nós não desistimos até ele concordar em dirigir até o cinema onde estava passando, o que ficava a umas trinta milhas de distância.
- Dirige mais rápido, Bub, mais rápido!''

Nesta mesma época, Jeff começou a se interessar por carros esporte, sem dúvida por causa das músicas que ele ouvia sobre Mustangs, douce coupes e Corvettes. Ele adorava quando o pai (que era chamado meu velho, como era moda na época) os levava ao National Car Show todo ano no New York Coliseum e sempre queria ficar o dia todo lá.Ele brincava com miniaturas dos carros de corrida (como o autorama) de controle remoto.   Havia lojas que alugavam uma volta nos maiores. Jeff se dava bem neste esporte, onde músculos não eram importantes.
Jeff começa a se interessar por tocar instrumentos e extremamente encorajado.  
''Estávamos nos divertindo, mas um enorme dilema surgia. Os Beatles se apresentariam no Shea Stadium em agosto, enquanto nós quatro passaríamos o primeiro verão no acampamento no interior. Perderíamos – de novo.''
Jeff estava tão aborrecido que mencionou anos mais tarde, num artigo para uma revista que ele começou e nunca terminou:
- Era 1965 – escreveu – eu tinha treze, quatorza anos. Minha mãe tinha se casado novamente. Eu era um solitário, eu e meu irmão, e me orgulho: rock & roll foi a nossa salvação. Agora todo verão, pelo Queens Boulevard, haveria um enorme cartaz dos concertos no Forest Hills Tennis Stadium. Este ano dizia: quinze de agosto -  Beatles no Shea Stadium. Era empolgante, eu queria ir, mas NÂO! Eu tive que ir dormir num acampamento. Isto me matou.
''No acampamento, Jeff inicialmente levou a tradicional ''zoada'' dos garotos que nunca tinham visto alguém como ele. Mas antes que eles tirassem o sarro dele, as crianças elitistas e populares, pararam de perturbá-lo criando um clima de camaradagem no camping. Como qualquer criança, Jeff entrou no espírito do acampamento de verão, como expressou numa carta para nosso pai.''

Querido Pai,
Como vai?
Estou bem. Desde minha última carta nós tivemos “tribais” e um carnaval, que foi muito legal. Semana passada fomos para Tanglewood, um lugar muito lindo. Outro campistae eu ficamos andando por ali, e num vampo abaixo vimos um enorme celeiro. Era onde eles guardavam baquetas e ficamos brincando com bateria e outros instrumentos ali. Aí voltamos para ouvir o concerto do Boston Pops Orchestra que só começou às 8 da noite.
Encontrei uma porção de garotos que eram da minha escola lá. Me diverti muito. Esta semana, 9 de agosto, fomos à “como ter sucesso nos negócios sem se esforçar”. Foi bom também. No nosso último dia de folga, fomos ao State Capitol e lá vimos Batman e “Disk-O-Teen Holiday”. Batman foi bom mas eu gostei mais do outro filme. Tinha todos os grupos musicais nele. Eu vi um chamado Vagrants que mora em Forest Hills, e eu conheço. Eles são muito bons e eu li recentemente que gravaram seu primeiro disco. Esta semana fomos numa caminhada com acampamento a céu aberto. Dormimos ao lado do lago Thomson em sacos de dormir, fizemos nossa própria fogueira e comida. Foi uma experiência de sobrevivência. Andamos na trilha por 10 milhas. Hoje é dia 12 de agosto e guerra das cores deve começar logo. Bem, é tudo que aconteceu até agora.
Até mais!
Com amor,
Jeff

Enquanto estavam no acampamento, mamãe e Hank foram para Stuttgart, Alemanha, comprar um novo Porsche 911 marrom-chocolate. Eles planejavam dirigir pela Europa até o meio de agosto e voltar aos Estados Unidos no navio SS France, trazendo seu lindo carro.
''Mas quando acabou o acampamento e o ônibus nos deixou de volta no Queens, apenas mamãe estava lá para nos encontrar. Ela nos abraçou como nunca antes. Eu pensei que ela poderia ter sentido muita saudade de nós. Mamãe contou que Hank não pode vir com ela nos buscar e que ela explicaria em casa.
Quando entramos na casa, ela pediu que entrássemos no quartinho. Nós percebemos que algo estava errado. Nós quatro sentamos no sofá, instintivamente entrando em pânico.
- Papai não vem pra casa hoje – mamãe começou; de repente, o rosto dela ficou visívelmente diferente do que nos deixou no acampamento – nós tivemos um acidente com o carro – disse baixinho – e seu pai faleceu.''
Após este acidente, que terminou com a perda dos meio-irmãos Reba e David, sua atitude diante da vida mudou:
''Agora Jeff e eu estávamos apavorados também – pela noção que chegamos perto de perder nossa mãe. Sabíamos porque seu rosto estava tão diferente. Ela tinha pontos na boca e arroxeados no rosto.''
Após a partida dos irmãos, a amorosa Charlotte conversou com eles.
''- Somos só nós três agora – ela disse – e vai dar tudo certo. Não se preocupem. Ficaremos bem.
Mamãe abraçou Jeff e eu. Nós três choramos baixinho, enquanto apertávamos uma ao outro. Antes que mamãe nos deixasse sair, ela ainda nos deu um abraço apertado e beijou o topo de nossas cabeças.
Bom, o topo de uma de nossas cabeças: Jeff estava fora de seu alcance.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário